segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Artisan Bread

Artisan Bread in Five Minutes a Day
The discovery that revolutionizes home baking

Foi aqui com a gasparzinha que primeiro tomei conhecimento deste pão lindo... Ainda visitei aki este blog numa cozinha aqui perto e acabei por morrer de vontadinha de comprar o livro.

Aqui fica a receita:

1 colher (sopa) de fermento biológico seco
1 colher (sopa) de sal grosso

700ml de água
1kg de farinha de trigo T65

Preparação:
No recipiente de plástico escolhido (6 litros), colocar o fermento, o sal e a água. Mexer. Juntar a farinha e misturar com uma colher de pau, até toda a farinha ficar incorporada.Deixar levedar cerca de 2h, tapado, à temperatura ambiente.A massa está pronta para ser usada, ou pode ir para o frigorífico.
Quando for para ser usada, polvilhar a superfície da massa com farinha, puxar a quantidade desejada (tamanho de uma toranja) e cortar com uma faca de serra ou tesoura. Colocar numa superfície enfarinhada (aconselha-se usar sémola de milho) e tende-se uma bola amassando o mínimo possível, rodando a massa e virando para baixo as bordas.
Colocar sobre a pedra enfarinhada ou numa pá de forno e deixar levedar 40min. destapada.
Pré-aquecer o forno 20min. antes, a 230ºC, com a base de terracota e o tabuleiro para a água.
Polvilhar o pão com farinha e com uma faca bem afiada fazer uns golpes de decoração (cruz, xadrez, zebra).
Com uma espátula/pá grande levantar o pão e colocar a massa sobre a pedra e juntar 1 chávena de água quente ao tabuleiro quente.
Assar cerca de 30min. a 180-200ºC.
Retirar e deixar arrefecer sobre uma grelha.

e o vídeo.

É uma massa versátil que pode ser guardada no frigorífico até 2 semanas, pode ser usada já pronta, é quase tipo fast food.
A história por detrás desta receita:
Jeff Hertberg é professor universitário de física no Minnesota e sempre teve uma paixão por fazer pão. Só depois de ter deixado, saudosamente, as padarias rústicas de Nova York, dos anos 60 e 70 é que se dedicou à busca de um método que recriasse o pão da sua juventude.
Zoë François é pasteleira, formadora e consultora na área da restauração no Minnesota. Conheceu Jeff, convidou-a a trabalhar este método inovador e a substanciá-lo quer de conhecimentos técnicos quer de variações noutras massas.
O conceito é mesmo simples: comer bom pão, sem aditivos, todos os dias, com o mínimo trabalho possível. Daí a massa poder ser refrigerada ou mesmo congelada.

"Antes, outro método o No-knead Bread, de Nova York, também foi revolucionário (O No-knead Bread foi uma invenção isolada do Jim Lahey's dono da Sullivan St. Bakery). As massas dos dois são basicamente iguais: os ingredientes são os mesmos, a proporção farinha:água é 6:3 no No-knead Bread e 6,5:3 no Artisan Bread e as massas não são amassadas, uma vez que são "massas de água" típicas do "Pão de água".A diferença entre estas duas sugestões reside na quantidade de fermento. No No-knead Bread apenas 1 grama e o Artisan Bread 1,5 colher (sopa) ou seja 14 gramas de fermento biológico seco.A quantidade de fermento implica que o No-knead Bread precise de multiplicar as poucas leveduras que tem durante muito tempo, aconselham-se 18h, mas 12h também chegam, e que a massa do Artisan Bread esteja pronta em 2h. " by Gasparzinha

Farinha: 1 cup (chávena) = 5 oz. (onças) = 141.75g
Água: 1 cup (chávena) = 240ml

ARTISAN BREAD IN FIVE MINUTES A DAY - MASTER RECIPE / RECEITA BASE

1,5 colher (sopa) de fermento biológico seco
1,5 colher (sopa) de sal grosso
3 chávenas de água
6,5 chávenas de farinha de trigo



Resultado, fiz a receita da gasparzinha... e perfeito... só faltou mesmo a pedra :P

Sem comentários:

Enviar um comentário